Smoothie: tudo o que você precisa saber sobre essa delícia gelada

Feito a partir de ingredientes naturais, o smoothie se tornou sinônimo de lanche saudável. Seu nome é uma variante de “smooth”, que quer dizer “liso” ou “suave”, em inglês. Por isso, quando você se depara com essa bebida tem a certeza de estar tomando algo muito cremoso e delicioso.

A bebida surgiu no mercado com o sucesso dos liquidificadores domésticos na década de 1940. Criada na Califórnia, nos Estados Unidos, ficou conhecida quando começou a ser vendida em bares e lojas de produtos naturais. Popularizou-se por todo o mundo em 1970 e, até hoje, agrada aos mais diversos paladares, principalmente durante as estações mais quentes. 

O smoothie costuma ser feito com frutas, verduras, folhas, sementes, água, vegetais e bastante gelo para que se alcance a textura aveludada desejada. Na época em que surgiu, existia uma forte busca por uma alimentação mais saudável e uma necessidade de se consumir produtos energéticos e com baixa caloria e gordura. Por isso o uso de componentes tão naturais.

Com o calor intenso do verão de Porto Alegre, o smoothie ajuda (e muito) a hidratar e a refrescar o corpo. Por isso, neste post, nós, do Balanceado, vamos trazer mais detalhes sobre essa delícia gelada que tem a cara do verão.

A bebida

A partir da mistura de vários ingredientes, a bebida ganha uma textura leve, sem qualquer ligação com o leite ou o chocolate. Isso porque o principal foco do smoothie são ingredientes como as frutas, as hortaliças e as verduras, o que eleva a quantidade de vitaminas e minerais da refeição. Além disso, os ingredientes, muitas vezes, são misturados com gelo ou então congelados, o que traz ainda mais cremosidade e refrescância à bebida.

 

Conheça a diferença entre smoothie, milk-shake, suco e vitamina:

Smoothie Sua base é feita, preferencialmente, com água filtrada e água de coco, trazendo o sabor de frutas, hortaliças e verduras
Milk-shake É a bebida que combina leite e sorvete batidos, adocicados com caldas de diferentes sabores
Suco A base de um suco é feita a partir da pressão na própria fruta, verdura e legume
Vitamina Bebida feita à base de frutas, leite, iogurte, suco de laranja, entre outros ingredientes naturais

 

Mistura ideal

Para fazer um excelente smoothie não há regra sobre a mistura ideal. Vale adicionar tudo o que você gosta, principalmente as frutas de sua preferência. Existe, no entanto, uma forte tendência de combinações, como, por exemplo, frutas mais cítricas com folhas, como a hortelã. Há também misturas de frutas vermelhas com iogurtes naturais. Enfim, cada arranjo varia de acordo com o gosto, sofrendo alterações tanto nos ingredientes principais quanto nos secundários, como açúcar, canela, gengibre, entre outros.

Onde encontrar? 

Depois de ler todas essas dicas, você já deve estar com água na boca, não é mesmo? Não tem problema, porque você pode encontrar os smoothies mais saborosos, cremosos e saudáveis nas unidades do Balanceado. Com ingredientes naturais deliciosamente refrescantes, você vai saborear o melhor do verão.

O Bombado, que compõe o nosso cardápio, além de ser rico em proteína, é composto por frutas vermelhas, morango, banana, pasta de amendoim, pó de hibisco, suco de laranja e servido com granola e hortelã, é uma ótima opção para aqueles que buscam energia para o dia todo. Já o Detox Plus+ vem com um mix de abacaxi, couve, manga, banana e laranja, perfeito para quem deseja consumir mais potássio e vitaminas. 

Todos eles combinam não só com as estações mais quentes do ano, mas também com os lanches do nosso menu. A dica é pedir como acompanhamento para os smoothies o Sanduíche Vegano e também o Tostado Caprese. São opções leves e ricas em nutrientes. 

Gostou das nossas dicas? Nós, do Balanceado, estamos sempre dispostos a trazer as melhores sugestões para você. Quer saber mais? Acesse o nosso blog.

 

 

 

 

« Voltar