5 hábitos mais saudáveis que você pode adotar hoje na sua rotina

Acordar cedo pela manhã, usar o transporte público, vencer a jornada diária de trabalho, estudar à noite e ainda manter a vida social movimentada: a rotina do século XXI não é para os fracos, não é? Mais do que isso, o verdadeiro desafio dos dias atuais é dar conta de todos os compromissos e conseguir desenvolver e manter hábitos saudáveis.

Por isso, nós, da equipe do Balanceado, separamos 5 práticas que ajudarão você a construir costumes para potencializar sua qualidade de vida, prevenir doenças, auxiliar no controle do peso (caso este seja um objetivo seu) e diminuir o seu cansaço no fim do dia. O melhor é que todas elas são bem mais fáceis de realizar do que você imagina. Confira!

  1. 1. Tenha alimentos saudáveis em casa

É sempre mais fácil, rápido e econômico comermos o que já temos em casa. Portanto, se você quer se alimentar melhor, é de suma importância que estoque comidas saudáveis na dispensa e na geladeira. Frutas e vegetais frescos, grãos e farinhas integrais, além de fontes de proteína vegetal, são ótimos ingredientes para receitas equilibradas e são os grandes facilitadores na hora em que a fome bater. Além disso, evitar a compra de produtos refinados, industrializados e sem quantias mínimas de valor nutricional é uma prática eficaz para uma dieta saudável.

2. Movimente-se mais

Frequentar a academia ou praticar atividades físicas não são as únicas maneiras de movimentar o corpo ao longo do dia. Subir alguns andares de escada, caminhar ou pedalar até o trabalho e mesmo ir a pé até o local do almoço são formas simples e efetivas de se manter ativo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, além de reduzir os riscos de depressão, o ideal é a realização de 150 minutos de exercício físico aeróbico por semana. Isso equivale a aproximadamente 20 minutos em movimento diariamente. Se você se exercitar de 10 em 10 minutos, mesmo com os intervalos, ainda assim será suficiente.

3. Aposte em opções variadas de vegetais todos os dias

Comer saladas e vegetais crus é uma ótima forma de consumir nutrientes em sua máxima potência. As suas várias cores significam riqueza nutricional e indicam a presença de diversas vitaminas diferentes. Ou seja, quanto mais colorido, melhor. As escolhas podem ser muitas: alface, rúcula, pepino, milho, ervilha, tomate, cenoura, cebola, azeitona, beterraba, milho, damasco, grão-de-bico, champignon e brócolis são algumas boas opções. Se você não é fã de saladas, você também pode consumir esses alimentos em sopas ou refogados.  

  1. 4. Beba mais água

A importância de beber bastante água todos os dias não é nenhuma novidade, mas a prática segue sendo um dos hábitos mais valiosos para quem busca uma rotina saudável. Nosso corpo é composto por mais de 60% de água, por isso, bebê-la regularmente é uma das condutas básicas para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Sintomas como dores de cabeça, inchaço, intestino trancado, fome e cansaço crônico podem ser apenas um sinal da falta de hidratação. Como perdemos líquidos ao longo do dia todo, não devemos nem mesmo esperar a sede, pois esse já um indício de desidratação. Por isso, garanta o consumo mínimo de 2 litros de água pura por dia.

5. Aprenda a meditar

Os benefícios da meditação já foram amplamente verificados e apresentados em artigos científicos, que demonstram efeitos positivos na função cerebral quando a prática é adotada diariamente. O excesso de informações a que temos acesso atualmente e a rapidez com que as mudanças ocorrem levam ao desenvolvimento de ansiedade em níveis nocivos, gerando frustrações. Por isso, a meditação é uma atividade relevante: auxilia você a focar no presente, viver o agora, sem ansiar pelo futuro; aquieta a mente, reduz o estresse e também ajuda a melhorar a qualidade do sono, da memória e até de dores de cabeça.

E, então, o que achou das dicas? O período inicial do ano é ótimo para colocar em prática novos hábitos. Com qual você vai começar 2020? Conte para nós nos comentários.

« Voltar